terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porque será que se comunica tanto sobre alimentação?

A alimentação é a base para a sobrevivência de todos os seres vivos, surgindo assim a necessidade de comunicar sobre os alimentos.

O modo de comunicar foi-se alterando, acompanhando a evolução. Inicialmente, transmitiam-se conhecimentos sobre efeitos benéficos (ex. o uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças) e efeitos nocivos (ex. alimentos venenosos causadores de doenças ou morte) dos alimentos na saúde.

Posteriormente, a evolução da ciência contribuiu para um maior conhecimento acerca dos alimentos, tornando mais credível a informação transmitida pelos meios de comunicação. Simultaneamente, permitiu o aparecimento de novos produtos alimentares adaptados ao novo estilo de vida (ex. cereais de pequeno almoço).

Actualmente, existe um maior acesso à informação sobre alimentação e saúde, facilitada pela televisão, publicidade, revistas e Internet. A forma de comunicar depende do produto e do público alvo, influenciando deste modo as escolhas do consumidor.

Hoje em dia comunicar sobre a alimentação não se restringe ao conceito de sobrevivência, mas também ao conceito de saúde e bem estar.