sábado, 13 de outubro de 2007

Publicidade vs Saúde

Na sociedade actual, manter um bom estado de saúde e preservar o bem-estar de forma a retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade, constituem uma preocupação primordial. Consequentemente, a publicidade utiliza muitas vezes a linguagem da saúde para persuadir melhor o consumidor alvo, embora por vezes se faça propaganda de conceitos que podem ou não ter o resultado prometido, levando o consumidor à ilusão de um tratamento de saúde, caso consuma o produto referido pelo anúncio publicitário.

São várias as empresas a recorrer a este tipo de publicidade funcionalista, realçando as qualidades nutricionais e os benefícios para a saúde dos seus produtos, menosprezando o prazer que possa causar a sua degustação.

As estratégias usadas variam de acordo com o produto em causa, como por exemplo, no caso da Becel apela-se à saúde do coração; a Parmalat e a Mimosa apresentam uma secção de saúde, indicando os benefícios de cada um dos seus produtos e ainda, uma secção de cozinha com receitas, atraindo assim um público em particular, como as mães. Este tipo de publicidade funcionalista pode também ser observada no queijo Philadelphia, Alpro Soya, Benecol, entre outros produtos.

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